Nutrição e Musculação
Nutrição
Certamente sim e para melhor, esse é uns dos principais pilares da Medicina Executiva. “Nós somos feitos do que comemos!”, “a alimentação nos constrói ou destrói!”, já dizia a sabedoria antiga. Seguramente você irá incorporar novos hábitos alimentares, conhecerá os riscos e benefícios de cada alimento e de cada tipo de refeição. Você fará das refeições um aliado estratégico para a sua evolução, eliminando os alimentos nocivos que favorecem a diabetes e as doenças cardiovasculares.
Talvez haja a necessidade de se fazer uso de suplementos nutricionais, isso vai depender de como você estiver e do que você precisar. A suplementação nutricional ajuda a repor e manter as proteínas, vitaminas, sais minerais e outros micronutrientes como o ômega 3, que fazem parte da construção de massa muscular e consequentemente da defesa do organismo.
Musculação
A musculação ajuda a preservar a massa muscular, as articulações e a densidade mineral óssea (que se perde de 400 a 450 gramas por ano após os 40-45 anos). Evita a síndrome metabólica (diabetes por resistência a insulina). Pode ajudar no tratamento da depressão, insônia e ansiedade (aumenta a testosterona e o GH; diminui o cortisol). Evita a desmineralização óssea mantendo o cálcio dentro dos ossos. Aumenta a taxa de metabolismo em repouso. Melhora a flexibilidade da coluna e das articulações, você se mexe melhor até mesmo para o sexo. A musculação garante a sua autonomia física por muito mais tempo. Você vai ter mais força para subir escadas, entrar e sair do carro, carregar objetos pesados com mais facilidade, vai ter independência para viver a sua como sempre viveu. Além disso, existem dezenas de trabalhos médicos mostrando a relação entre a falta de exercícios físicos e a diabetes em homens e mulheres m esmo sem a predisposição genética. Nesse caso, o estilo de vida pode vencer a genética.
A importância da musculação é exatamente aumentar a quantidade de músculo que temos no corpo, o que vai significar queimar mais calorias. Os músculos são grandes consumidores de energia. Cada quilo de músculo consome cerca de 35 calorias por dia em repouso, enquanto 1 quilo de gordura gasta apenas 6 calorias. A musculação aumenta esse consumo não só durante, mas também horas depois do exercício. Com mais músculo e menos gordura, o corpo gasta mais calorias para se manter. Emagrecer não é perder peso, e sim diminuir a quantidade de gordura no corpo.